Menu



Pesca Pluma

A pesca à pluma (flyfishing) ou pesca com mosca tem como base a utilização de moscas artificiais como isco base de captura. Existem relatos da sua utilização na China em 2000 AC. O flyfishing moderno surge sobretudo como modalidade de captura para truta e salmão, no Séc. XX a sua utilização estende-se a outro tipo de espécies sendo mesmo utilizada para pesca no mar. Esta modalidade muito técnica consiste de base, no lançamento do isco(pluma - mosca) sobre a água de modo a potenciar a captura, exige alguma prática e técnica assim como a visualização do peixe (normalmente quando anda próximo da superfície). A principal diferença para outras técnicas consiste sobretudo na linha, pesada o suficiente para enviar a pluma para o local pretendido. Em Portugal, para além da clássica truta (com poucos locais de captura), pode ser utilizado na pesca do lúcio, barbo, boga, escalo, achigã (black bass), carpa. As capturas de espécies como a carpa e o barbo que se alimentam de pequenos insectos e larvas ou o lúcio e o achigã que se alimentam de pequenos peixes, rãs etc., requerem que a pluma simule o seu alimento. A mesma técnica pode ser utilizada no mar para captura de peixes como o peixe-agulha, a taínha ou mesmo o robalo quando anda na superfície alimentando-se de pequenos peixes.

Mosca ou Pluma

Pluma de pesca

A mosca ou pluma é um isco artificial que imita insectos ou larvas de que as espécies a capturar se alimentam. A pluma nem sempre necessita de ser uma imitação realista, necessitamos apenas que pelo local onde o peixe se alimenta.

Canas de pesca para fly fishing

Para pescar à pluma, a cana deverá ser leve para evitar a fadiga, preferencialmente, progressiva ou de acção média. O equilibrio entre a cana, o carreto e a linha é fundamental uma vez que os lançamentos devem ser efectuados com muita precisão. As canas de acção lenta ou parabólica permitem pescar com secas ou ninfas muito pequenas, ao possibilitarem lançamentos muito suaves que não deterioram a pluma. Uma cana de acção média, é por isso mais versátil mas com algumas limitações. As canas de acção rápida são ideiais para pescar em dias de vento e em grandes lagos ou rios, nestes casos teremos de utilizar moscas de maiores dimensões.

Cana / Nº Linha Plumas recomendadas
338--12
426--10
524--08
620--06
716--04
812--1/0
910--2/0
108--3/0
116--4/0
124--6/0

Ação cana de pesca

accção cana pluma
montagem pesca à mosca

A linha para a mosca

pesca pluma

A linha é a principal diferença da pesca à pluma, têm normalmente 20 a 30 metros podem-se sub-dividir em três categorias, as linhas afundantes que afundam completamente, as linhas que afundam alguns metros abaixo da linha de água e as mais utilizadas que flutuam à superfície.

Floating Lines - Linhas Flutuantes

As linhas flutuantes são as mais utilizadas para a pesca à mosca. Destacam-se as linhas tipo WF (Weight forward - peso concentrado na frente) que permitem uma enorme precisão de lançamento. Outras variedades são comuns, Taper (Extremidades iguais e pontas afinadas), Level (mesmo diâmetro em todo comprimento da linha). São utilizadas na pesca da truta, achigã entre outras espécies.

Linhas Sinking

As linhas sinking têm um alto indíce de afundamento. São linhas concebidas para pescar em maior profundidade para peixes que habitam os leitos dos rios, lagos e praias. Existem linhas (Shooting Head) com aproximadamente 10 metros que se destinam à área de arremesso sendo a restante linha da montagem uma linha extra denominada running line. As linhas Siking Tip têm a mesma base das shooting head, no entanto, possuem uma linha flutuante incorporada e a parte inicial afundante. São utilizadas normalmente em canas mais pesadas, a taxa de afundamento é feita em grains. Quanto maior o valor em grains, maior a razão de afundamento da linha maior deverá ser a numerção da cana.

Linhas Intermédias

As linhas Intermediate(intermédias) têm uma taxa de afundamento baixa, a taxa de afundamento varia de I a V, sendo a I de afundamento mais lento e a V de afundamento mais rápido. São linhas fabricadas com cores camufladas(camo). São usadas na pesca em águas mais rápidas.

Linha Leader

A linha leader (não confundir com a linha madre das montagens convencionais) é uma linha transparente cónica, tem entre 1,8 e 3,6 metros na sua extremidade mais grossa é fixa a linha de fly. A relação do seu diâmetro é de 1 a 8 vezes o diâmetro inicial. Quanto maior a redução menor será o seu diâmetro possibilitando a utilização de moscas muito pequenas, no sentido inverso, um menor redução permite o uso de moscas maiores para peixes de maior dimensão.

Tippet

Denomina-se tippet a ponta da linha que está ligada à mosca. Tem normalmente de 30 a 40 cm e ajusta-se ao diâmetro final da linha leader. A mosca é atada ao tippet, sendo que, em cada troca de pluma a linha vai diminuindo necessitando de substituição ao fim de algumas trocas de isco.

Backing

Backing é uma linha trançada de ceda que se fixa no carreto e na linha de arremesso. O seu comprimento é de 100 a 200 metros e serve como linha adicional caso o peixe na captura apanhe muita linha.

O carreto ou carretilha

 carreto ou carretilha pesca à mosca

O carreto, ao contrário de outras técnicas de pesca, não é tão importante nem tão utilizado. Destina-se sobretudo a armazenar a linha de fly e, em alguns casos, o seu travão é usado para travar o peixe capturado.

Os carretos para a pesca em água doce podem dividir-se em três tipos: os manuais, os semi-automáticos e os automáticos.

Os automáticos quase não se usam devido ao seu peso excessivo e pouca eficácia. Os semi-automáticos recolhem a linha com um sistema que ao carregar, recolhe uma determinada quantidade de linha. A vantagem deste carreto está na recolha da linha ser muito rápida, o acesso à regulação do travão torna-se numa desvantagem, é necessária uma chave especifica para regular a sua tracção. Os carretos manuais são aqueles que, para se recolher a linha, se utiliza uma patilha presa no tambor. São estes os carretos mais utilizados para todas as situações, por serem os mais simples em termos de mecanismo e, sem dúvida, os mais eficazes.