Carretos, Carretilhas, Molinetes

O carreto de pesca é uma peça fundamental para a maior parte das técnicas de pesca.

O objectivo da sua utilização é a recolha da linha de pesca com o isco e ou o peixe. A sua designação em Português Europeu Carreto engloba ambos os tipos com ou sem bobina móvel. Em Português do Brasil, o termo carreto não se utiliza sendo utilizada a designação de Molinete para carretos de bobina móvel e Carretilha para carretos de bobina fixa.

Carretilha (Bobina Móvel)Molinete (Bobina Fixa)
carretilha molinete

Lançamentos e recuperação

Nomenclatura

Portugal: Carretos.
Brasil: Molinetes, Carretilhas.

O lançamento e a recuperação da linha, do isco e ou do peixe, condiciona a utilização de determinado tipo em detrimento de outro modelo. Os diferentes tipos de carretos têm em comum a haste de fixação à cana(vara)de pesca. São constituídos pelo corpo, asa do cesto (pick-up), bobina da linha, manivela, selector/travão/freio e a haste de fixação à cana(vara). A dimensão da captura, o tipo de peixe (não será com o mesmo carreto que se pesca um merlin e uma carpa), a cana utilizada, metros de linha que permitem armazenar, velocidade de recuperação definem que tipo de carreto se pode utilizar ou não. Existem alguns que se adaptam na perfeição para pescar com diferentes canas e com diversas técnicas.

Tipos de carretos

TipoDescriçãoImagem
Bobina Fixa

Molinete
A bobina de fio não gira, a linha é enrolada através de um braço de enrolamento (pick-up) é dos carretos mais utilizados podendo ser utilizado com eficácia com uma grande variedade de técnicas e canas.carreto de pesca
Bobina Fixa Fechada

Molinete Fechado

Spincast
É um carreto de bobina fixa com a parte dianteira fechada. A linha é enrolada através de uma lingueta de enrolamento. É especialmente eficaz na pesca à bóia com linhas leves, tem um controlo de linha elevado o que permite um bom manuseamento com vento. O mesmo tipo de carreto é utilizado para o SPINCAST embora com linha mais grossa.carreto de pesca bobina fechada, spincast
Bobina Móvel

Carretilha
É um carreto de bobina móvel livre, tem sistema de embraiagem e um travão /freio mecânico ou magnético. É utilizado em várias técnicas, desde o surfcasting, pesca embarcada grossa, baitcasting. carreto de pesca móvel, carretilha
Carreto Pesca Mosca

Carretilha
Tem um sistema de travão /freio mecânico ou magnético. Este tipo de equipamento pode ser directo ou desmultiplicado, no directo (acção única) cada volta da manivela a bobina dá uma volta, no desmultiplicado (bobina móvel) a bobina pode dar várias voltas por cada volta do manipulo. carreto para pesca mosca, flyfishing, carretilha

Vantagens e desvantagens dos vários tipos de carretos

Não existe um equipamento pior ou melhor que outro, cada tipo adapta-se a determinada modalidade de pesca, seja em função da técnica, do peixe a capturar ou das condições físicas e meteorológicas.
Em termos de utilização o carreto de bobina fixa (molinete) é mais fácil de usar, tornando-se a escolha óbvia para o principiante. O carrete de bobina móvel(carretilha) é um pouco mais complexo, permite mais algumas funções. É fundamental que, seja qual for o carreto, se adapte à cana(vara) de pesca.

Bobina Fixa
(Molinete)
Bobina Móvel
(Carretilha)
Facilitam lançamentos leves.Difilcultam lançamentos leves
Não causa enrolamentos junto ao carreto (cabeleiras).Quando mal ajustado pode causar cabeleira junto da carretilha.
Maior atrito da linha nos passadores.Menor atrito da linha nos passadores.
Facilitam lançamentos (arremessos) contra o vento.Dificultam arremessos (lançamentos) contra o vento.
Torce a linha com alguma facilidade.Não torce a linha.
Permitem lançamentos longos mais precisos.
Melhor controlo na pesca com iscas artificiais (amostras).

Os molinetes(carretos) podem ser classificados como:

Abrev.TipoLinha
ULUltra-Leve (ultralight)Linhas de diâmetro 0,14 a 0,18mm (3 a 5 lbs)
LLeve (light)Linhas de diâmetro 0,18 a 0,28mm (5 a 12 lbs)
MMédio (medium)Linhas de diâmetro 0,28 a 0,37mm (12 a 20 lbs)
HPesado (heavy)Linhas de diâmetro acima de 0,37mm (> 20 lbs)
XHExtra-Pesado (extra-heavy)Linhas de diâmetro acima de 25 lbs

Quantidade de linha carreto(molinete)

A colocação da linha exige um pouco de cuidado e atenção.
Linha Torcida:A linha torcida tem tendência a produzir nós e a criar memória de linha, se verificar que a linha está a torcer, volte a encher a bobina (carretel).

Linha em excesso resultará em enrolamentos (cabeleira).

Pouca linha impede bons arremessos (lançamentos) por causa do atrito na bobina(carretel). O limite máximo aceitável é onde começa a curvatura da borda da falange.

Pouca LinhaQuantidade CertaDemasiada Linha
carretel, bobina com pouca linhacarretel, bobina com quantidade certa de linhacarretel, bobina com excesso de linha

Nó para carreto

nó de linha para carreto