Pesca Fundo
Como o nome indica este método é utilizado para colocar o isco junto ao fundo. A pesca ao fundo ou de lançamento na rebentação é utilizada em toda a costa e permite capturas todas as espécies costeiras.
A cana de pesca deve ser sólida, ter de 4,5m a 6m, as passadeiras não devem ter um diâmetro elevado, no entanto também não devem ser muito apertadas porque assim dificultam lançamentos longos.
O carreto deve ser grande e ter uma boa capacidade, no mínimo 250 metros com fio 0,40.
A linha deve ser forte e resistente normalmente apanham-se os maiores espécimes da costa com este método. No Inverno deve utilizar-se fio 0,50 já que normalmente as águas são pouco luzas, em águas muito claras e mar calmo pode-se diminuir até fio 0,30 de boa qualidade, compare sempre os teste de peso feitos a cada uns dos fios por vezes encontramos diferenças de quilos para fios da mesma espessura.
As chumbadas utilizadas podem ir de 100gr a 300gr em função do estado do mar.
Pode-se pescar com este método em qualquer estado da maré, na praia-mar são vários os peixes que se aproximam da costa, não devemos ficar muito tempo no mesmo local se não encontramos peixe, devemos assim ir percorrendo a praia à procura de peixe.
Montagem comum para pesca ao fundo ou de rebentação