Linguado Comum
Linguado
Solea solea
150m Máx.
70cm Máx.
Linguado Comum, Linguado Legítimo.
A barbatana caudal apresenta a extremidade dos raios mais escura.
Linguado Branco, Linguado Fino, Linguado do Senegal
A barbatana caudal é uniforme em comparação com a do linguado legítimo.
Linguado-de-areia, Gafo
Na face cega, a narina é mais dilatada e em forma de roseta.
Descrição
As barbatanas dorsal e anal estão dispostas ao longo do corpo e são de natureza não espinhosa. Têm o corpo comprimido lateralmente, discóide, assimétrico e colorido apenas no lado superior, o lado inferior tem uma cor esbranquiçada.
São privados de bexiga natatória, encontram-se quase sempre no fundo, normalmente semi-enterrados na areia ou lodo com a cabeça mais elevada para que possam respirar, com a face colorida para cima, cuja cor se adapta à cor do ambiente em que se encontram (mimetismo).
Vivem em águas tropicais ou temperadas, poucas espécies são encontradas nas águas frias.
Habitat
O linguado pode ser encontrado na maior parte dos fundos arenosos da nossa costa e estuários a profundidades moderadas, pode ser encontrado a profundidades desde poucos centímetros até às centenas de metros. São muito resistentes à poluição.
Alimentação:
Alimenta-se de moluscos, pequenos invertebrados bentónicos (pequenos animais que vivem enterrados em solos arenosos), vermes arenícolas, algas.
Reprodução:
Primavera/Verão. Desovam normalmente em Maio.
Isco:
iscados preferencialmente com moluscos bivalves e vermes (ganso, casulo, minhoca).
Captura:
Pesca-se ao fundo com mais de um anzol . Quando engole o isco, normalmente, dá apenas um toque ficando quieto, iludindo muitas vezes o pescador que apenas dá pela sua presença quando recolhe a linha. Engole quase sempre o anzol não sendo, muitas vezes, fácil de retirar.
Tamanho mínimo de captura : 24 cm.
Montagem pesca para linguado