Menu



Boga

Nome Vulgar:
Boga
Nome Científico:
Boops boops
Família:
Cyprinidae
Ordem:
Perciformes
Meio Ambiente:
Demersal; oceanódromo
Profundidade:
0 a 100m Comum; 350m Máx.
Clima:
Temperado
Temperatura:
8 a 24ºC
Longevidade:
10 Anos
Comprimento:
20cm Norm.
40cm Máx.
Reprodução:
Fevereiro(Mediterrâneo) a Maio(Atlântico)
Alimentação:
Omnívora
Nativa Pen.Ibérica:
Sim

Boga (boops boops)
Boga
Identificar a boga (Boops boops)
Boga (Boops boops)

Características

Pode atingir até 40 cm de comprimento e 400 a 500gr sendo a sua dimensão mais comum os 20cm, há várias espécies de bogas (Boops boops, Box vulgaris, Box boops) muito semelhantes entre si. Corpo fusiforme de secção quase redonda; olhos grandes sendo o seu diâmetro superior ao comprimento do focinho; uma fiada de dentes incisiformes em cada uma das maxilas; barbatana dorsal com 13 a 15 espinhos; barbatanas peitorais curtas não atingindo a abertura anal; pequena mancha escura limitada à base das peitorais. Muito frequente na nossa costa é comum em fundos areia, lama, rocha junto à costa. Durante a noite, é comum aparecer na superfície da água . A maior partes dos pescadores rejeita este peixe. É um peixe sem valor comercial muito usado como isco, no entanto, existem alguns apreciadores de bogas quando fritas.

Distribuição Geográfica

Atlântico Oriental: Desde a Noruega até Angola, passando pelas Ilhas Canárias, Cabo Verde e as Ilhas São Tomé e Príncipe. Comum do Golfo da Biscaia a Gibraltar. Ocorre também no Mediterrâneo e Mar Negro.

Alimentação:

É omnívoro mas prefere larvas e moluscos para a sua alimentação.

Pesca da boga

A boga é um peixe que, normalmente, o pescador não quer apanhar, pica em todos os tipos de isco. Tamanho mínimo captura:15 cm.