Menu



Pimpão (Carassius auratus)

Nome Vulgar:
Pimpão
Pimpão-cinzento
Nome Científico:
Carassius auratus
Carassius gibelio
Família:
Cyprinidae
Ordem:
Cypriniformes
Meio Ambiente:
Bentopelágico.
Profundidade:
0-20m
Clima:
Subtropical
Temperatura:
0 a 41°C
pH:
6.0 a 8.0
Longevidade:
Máx: 40Anos
Comprimento:
30Cm Máx.
10Cm comum
Reprodução:
maio a junho
Alimentação:
Omnívora.
Nativa Pen.Ibérica:
Não
Pesca Lúdica e Desportiva
Devolução proibida

Pimpão (Carassius auratus)
Pimpão
Carassius auratus
Carassius auratus


Origem

Espécie não nativa originária da Ásia Central. Na Europa foi introduzida provavelmente no Séc. XVII para fins ornamentais. É importado da China para Portugal pelos navegadores portugueses e posteriormente distribuído pela Europa segundo a literatura zoológica portuguesa no Séc.XVIII.

Distribuição Geográfica

Na península ibérica ocorre em todas as bacias hidrográficas

Habitat

Ocorre principalmente em ambientes lênticos com vegetação abundante e substrato fino muitas vezes perto da margem em águas calmas podendo ocorrer em cursos de água de baixa velocidade e vegetação abundante e fundos arenosos. Muito resistente à má qualidade da água e a níveis baixo de oxigénio dissolvido na água. Vive melhor em águas frias,

Características

Pimpão cinzento (Carassius gibelio)
Pimpão cinzento (Carassius gibelio)

Também conhecida como Peixinho-dourado, peixe-vermelho e, no Brasil, por quinguio. Foi dos primeiros peixes a ser usado com fins ornamentais sendo, ainda hoje, umas das espécies mais comuns em aquários. Muito semelhante à Carpa mas sem barbilhos sensoriais e, normalmente, com tamanho inferior. Tem uma coloração que vai desde o castanho esverdeado ao dourado existindo variedades ornamentais com outras cores. Alguns autores consideram o pimpão "Carassius Carassius" o existente em Portugal mas, embora tenham a origem comum são espécies diferentes. Note-se que esta espécie acasala com outros Ciprinídeos de várias espécies, produzindo uma cópia genética perfeita de si mesma (clonagem). Em Portugal existem relatos da espécie "Carassius carassius" que tolera águas com salinidade elevada, no entanto, a espécie mais generalizada é a "C. auratus" ou híbridos resultantes de cruzamentos Em Portugal ocorre também a subespécie Pimpão-cinzento (Carassius gibelio) detetado pela primeira vez em 2012.

Reprodução

A reprodução realiza-se entre maio e junho em zonas com vegetação abundante e de baixa profundidade.

Alimentação

Tem hábitos alimentares bentónicos e regime omnívoro, consumindo essencialmente macroinvertebrados aquáticos e material de origem vegetal e.g., algas, macrófitos.

Técnicas de Pesca

Para a pesca pode-se usar as pesca à Inglesa, Francesa, Bolonhesa

Isco

Semelhante à carpa. Milho, Trigo, Fava, Asticot, Minhoca. Mais utilizados Milho Doce e os Boilies.

Período de pesca

Todo o ano.

Tamanho mínimo de captura: 0Cm
Os exemplares capturados não devem ser devolvidos à água, seja qual for a sua dimensão.