Peixe-Gato-Negro
Peixe-Gato-Negro
Ameiurus melas
Características
É um peixe que atinge dimensões raramente superiores a cinquenta centímetros, com escamas muito pequenas ou mesmo sem escamas. Corpo coberto com muco. Tem quatro pares de barbilhos. Os exemplares de maior dimensão raramente ultrapassam os 3,5Kg.
Origem
Originário das bacias dos rios canadianos e da América do Norte, é comum nas massas de água desde Canadá ao México. Encontra-se (2018) largamente distribuído na Europa e Rússia.
Distribuição Geográfica
Na Europa, forma populações densas, o que as torna impopulares. Vários países relataram impacto ecológico adverso após a sua introdução. Na península Ibérica é cada vez mais frequente, começou por aparecer nos rios Ebro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir, a cada dia que passa, a sua área parece aumentar. Comum na barragem de Magos e barragem dos Patudos(Alpiarça).
Habitat
Vive no fundo, prefere zonas de corrente lenta e fundos arenosos. Suporta águas muito poluídas e temperaturas de água acima de 30ºC. Normalmente escolhem zonas onde existem poucos exemplares de outras espécies. Adaptam-se facilmente a pequenos lagos, charcos e tanques.
Reprodução
A reprodução ocorre durante a Primavera e início do Verão. Desovam em águas rasas isoladas com fundos lamacentos ou de areia, sobre troncos, ou vegetação.
Alimentação
Alimenta-se de plantas, invertebrados e peixes sobretudo à noite.
Captura
Não é uma espécie que um pescador recreativo goste de pescar, normalmente é apanhada com isco para outras espécies.
Período de pesca
Todo o ano.
Tamanho mínimo de captura: 0Cm
Os exemplares capturados não devem ser devolvidos à água, seja qual for a sua dimensão.