Menu



Pesca Inglesa

A técnica da Pesca à Inglesa tem a sua origem nas ilhas Britânicas, e surgiu da necessidade dos pescadores britânicos ultrapassarem algumas dificuldades na pesca desportiva em virtude de um clima mais chuvoso e ventoso que no resto da Europa e pelo facto de na maior parte dos rios e albufeiras os peixes, mais desconfiados, tenderem a manter-se muito afastados das margens.

Pesca Inglesa consagrou-se como uma técnica eficaz e com excelentes resultados na competição, já que permite realizar capturas a longa distância, 20/25 ou mesmo 40/50 metros, a qualquer profundidade e em situações adversas no que diz respeito à corrente e ao vento.

O pescador na pesca Inglesa pode utilizar dois sistemas distintos. Esta técnica consiste em colocar o isco em profundidade correndo a linha(fio) pelo boia, é utilizado linha(fio) afundante, algumas variantes a esta técnica permitem colocar a boia fixa. A profundidade do isco em relação à boia é definida por um nó corrediço ou chumbo colocado no fio antes da boia.

A utilização de um ou outro sistema depende da profundidade da água, ou por simples opção do pescador:

  • Com boia fixa, para pesqueiros com profundidade inferior ao comprimento da cana.
  • Com boia de correr (slider), para profundidades superiores à cana.

A utilização da boia de correr é aparentemente mais complicada para quem se inicia nesta técnica de pesca desportiva, mas indispensável para a obtenção de bons resultados em grande parte dos nossos rios e albufeiras.

Canas 

As canas inglesas devem ser constituídas por 3 corpos e ter um comprimento entre 3,90 e 4,20 metros, menos ou mais rijas mas com resistência garantida, capacidade para poderem lançar boias até 20 g., e com um número necessário de passadores para um melhor controlo do lançamento e da recuperação. 

  Fibra vidro
(oca)
Diversos
compostos
Grafite
(Carbono)
Velocidade Razoável Boa Muito boa
Peso Médio Médio baixo Baixo
Resistência a pancadas Boa Razoável Fraca
Condutora electricidade Não Não/Sim Sim
Preço Médio Médio Elevado

Carretos

Os carretos ligeiros com bobines cónicas tipo "match" com uma capacidade máxima para 200 ou 250 metros de linha. Será imprescindível possuir várias bobines com diferentes diâmetros de linha.

Linhas (Fios)

A característica fundamental do fio a utilizar assenta nas suas propriedades afundantes. Após cada lançamento será necessário recuperar algum fio para o posicionar bem esticado e abaixo da linha de água. Normalmente bastará um 0,12 para uma pescaria normal e um 0.14 para maiores profundidades, longas distâncias ou exemplares de maior porte.

Peixe Anzol Fio nº
Barbos, carpas, bogas pequenos... 18/20 0,08 - 0,10
Carpas, barbos, pimpões médios... 12/16 0,12 - 0,14
Peixe pequeno, bordalos, abletes, góbios ... 22/26 0,06
Peixe grande 12 + 16 +


Linha Ø (mm)Resistência
Kgs
0,12< 1,1
0,141,5
0,161,8
0,182,2
0,202,8
0,22> 3,2

Boias

Na variadíssima gama de boias ao dispor no mercado, na maior parte fabricadas em pena de pavão ou em fibras e com chumbo incorporado em vários dos seus modelos, deverá ter sempre em conta a sua utilização em cada situação de pesca:
A "bodied" ou "onion" com "flyer" e a "swinger" para maiores distâncias, maior profundidade e vento moderado;
A "stick" para águas com corrente mas estáveis;
A "avon" para águas muito alteradas pelo vento ou de correntes mais fortes.

stick avon swinger onion bodied
stick avon swinger onion bodied

As do tipo "waggler" (insert e straight) ou a com flyer para águas pouco profundas e a curta distância.

waggler
insert
wagglerwaggler
flyer
insert waggler straight waggler flyer waggler

Chumbos

Os chumbos deverão ser macios para uma rápida e eficaz substituição e de todos os tamanhos desde os "ssg" até ao nº13. Quando na utilização de chumbos a travar a boia deverão ser usados com fio de silicone para protecção da montagem. A mesma característica se aplica às olivas.

Chumbo/PesoPeso (Gr)
10.29
20.24
30.19
40.16
50.13
60.11
70.09
80.07
90.05
100.04
110.03
120.02
130.01
LG3.0
SSG1.6
SG1.2
AAA0.8
AB0.6
BB0.4

Os Lançamentos

A cana inglesa deve ser lançada em Xicote quando se usa um boia fixa. Além de ajudar a dar direcção ao lançamento, torna-o mais longo. Depois de lançada e quando vai quase a tocar na água deve-se travar o fio, para isso basta por um dedo em cima da bobine do carreto com cuidado. Isto vai fazer com que todo o fio que está por baixo da boia até ao anzol seja transportado para a frente nunca enliando com o que está por cima da boia. Note que no lançamento é a boia que vai à frente e as duas secções de fio (carreto e montagem) veêm atrás. Depois da montagem cair na água, deve-se colocar a ponteira da cana na água e enrolar até se ver todo o fio a afundar. A partir deste momento estamos em acção de pesca. Veja o gif animado do lançamento em chicote.

Pesca com boia de correr

Boia de correr - Montagens
Média profundidade e fraca corrente Profundidade elevada e com alguma corrente Sondagem profundidade
Montagem média profundidade P Inglesa águas profundas

Sondagem de profundidade

Pesca com boia fixa

Boia fixa - Montagens
Águas pouco profundas e fraca corrente Águas pouco profundas e fraca corrente Águas pouco profundas e fraca corrente Média profundidade e com corrente Média profundidade e muita corrente Águas de média e muita profundidade
Montagem Águas pouco profundas e fraca corrente Montagem Águas pouco profundas e fraca corrente Montagem Águas pouco profundas e fraca corrente Montagem Média profundidade e com corrente Montagem Média profundidade e muita corrente Montagem Águas de média e muita profundidade

 

 

 

Nós boias de pesca waggler

Os pequenos wagglers podem ser bloqueados simplesmente entre chumbos, mas é preferível tornar a montagem desmontável para mudar de boia segundo as condições (vento, corrente...). O nó mais simples é chamado o "tétine" (D). O tétine é enfiado sobre o corpo de linha, e a base do waggler é introduzida no tétine. Para os wagglers pesados (A), é preferível adoptar laços mais fortes como os modelos de Stonfo (B e C). Existe laços especiais (E) para montagem coulissant (sliding rig) ou o flutuador desliza até ao encontro de um nó (F).

Anzol Nº Asticot Fouilli Milho Minhoca Pão ou
Batata
Pinky Trigo Vers de
 Vase
anzois de pesca 26 X         X    
24 X         X    
22 X         X    
20 X         X    
18 X         X    
16 X   X X X   X  
14 X   X X X   X  
12 X   X X X   X